Avenida Dr. Águedo de Oliveira, 5300-074 Bragança stocondestavel@gmail.com +351 273 331 681

Génese Histórica

O Centro Social e Paroquial de Santo Condestável é uma Instituição Particular de Solidariedade Social desde o dia 14/01/1989 que foi criada por iniciativa da Fábrica da Igreja de Santo Condestável com a finalidade de poder contribuir para a promoção de todos os paroquianos e até das paróquias vizinhas, coadjuvando os serviços públicos competentes ou as Instituições Particulares numa perspectiva de solidariedade humana, cristã e social. (Estatutos).
Ao longo destes anos da sua ainda curta existência tem procurado promover um conjunto de respostas sociais para minorar ou resolver alguns dos muitos e complexos problemas que existem na “Comunidade da Mãe d´Água”.
Assim, quando foi construído o atual Complexo Social e Paroquial de Santo Condestável, quem o projetou, concebeu uma obra estruturada basicamente em dois níveis de espaços, um destinado ao culto religioso (Igreja Paroquial) e outro com aptidão para iniciativa de apoio e solidariedade social (respostas sociais e serviços a implementar pelo Centro Social).
Diversas obras foram sendo realizadas e ao longo da década de 90 foi possível pôr a funcionar, em acordos de cooperação, as seguintes respostas sociais: Lar de Menores (São Francisco), Creche Familiar, CATL de crianças com e sem almoço, Centro de Convívio para Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Refeitório Social. Os problemas e necessidades das pessoas eram muitos, com alguns ainda a persistirem, pelo que este Centro Social e Paroquial aceitou tornar-se em 1996, a Entidade Promotora do Projeto de Luta Contra a Pobreza “Mãe d’Água – Direito à Cidadania”.
A intervenção deste Projeto permitiu ampliar, gerar e aplicar diversos recursos segundo o modelo de parceria visando melhorar substancialmente as condições estruturais das pessoas com ênfase para os mais carenciados e excluídos socialmente.
A sua dinâmica de ações e a construção de equipamentos sociais, com relevo para o Centro Comunitário/Polivalente (obra lançada em dezembro de 2000 e concluída no início de 2003) permitiu realizar em permanência respostas sociais para diversos problemas.